Sociologia: a ciência que será eternamente importante

Quando me apresentei para vocês já contei que adoro sociologia e estou muito interessada em fazer um curso sobre o assunto. Gente, eu acho sociologia muito interessante!

Vocês já pararam para imaginar que a sociologia está em todas as rotinas e hábitos na nossa vida? Resumidamente podemos dizer que a sociologia é o estudo do nosso cotidiano.

Diariamente acordamos, trabalhamos, alguns fazem um curso ou praticam uma atividade física, passamos um tempo com a família, assistimos às notícias, lemos algo, dormimos e tudo se reinicia no dia seguinte. Final de semana vemos amigos e parentes, comemos algo diferente e lá vamos nós de novo dormir para reiniciar a semana. Vocês já pararam para pensar o porquê de termos essa rotina?

Cada sociedade tem um estilo de vida e é exatamente isso que a sociologia estuda, o nosso dia a dia e o comportamento humano diante de situações rotineiras ou esporádicas.

Comparando cotidianos

Se compararmos os pensamentos e o estilo de vida das pessoas nos anos 40, nos anos 90 (que foi outro dia) e hoje em 2022 vamos perceber diversas mudanças. A sociedade constantemente se modifica e a sociologia existe para observar, identificar, estudar, compreender e classificar estes comportamentos da população (e aí a gente pode entender qualquer tipo de agrupamento humano como população). 

Ao entender o comportamento da população e suas complexidades é possível estabelecer estratégias e propor intervenções sociais que auxiliam na evolução individual e social do ser humano. E é claro que jamais poderemos aproveitar a observação da população de uma região para criar soluções para outra. Imagine avaliar a rotina em uma aldeia indígena, propor melhorias, identificar que deu certo e querer aproveitar estas mesmas sugestões em uma grande capital urbana, isso jamais daria certo na cidade urbana, por isso que a sociologia é um estudo totalmente direcionado e individualizado.

O benefício da sociologia para outras ciências 

A sociologia trabalha com várias áreas. A medicina, o direito, a psicologia, a literatura, a economia, a política e tantas outras áreas se beneficiam imensamente com o estudo da sociedade porque através dele é possível propor melhorias relacionadas a diversos aspectos.

Defasagem da sociologia

A sociologia nunca deixará de ser importante ou se tornará defasada porque ela estuda exatamente o cotidiano de cada época; o momento político atual; as repercussões econômicas atuais; as questões religiosas atuais e o estilo de vida que o momento exige da sociedade, então se o atual de agora já não é o atual da semana que vem, o estudo da sociologia nunca terá fim.

Atuação da sociologia na prática

Ao compreender o padrão de comportamento adotado pela população é possível antecipar intervenções, evitando que problemas ocorram. E caso já estejam ocorrendo algum problema é possível solucioná-los.

A sociologia ajuda o ser humano a ser mais tolerante e colaborativo, com intervenções sociais que podem diminuir males como crimes, desigualdade, corrupção, miséria, exclusão social, entre outros.

É curioso pensar que sociedade é constituída dos seres humanos e o comportamento humano é reflexo da sociedade em que ele está inserido.