Saiba o que é Open Source (Código aberto)

No mundo da tecnologia da informática, há quem diga que o Open Source foi a revolução dos sistemas operacionais. Este termo refere-se aos softwares de código aberto, ou seja, são plataformas que foram criadas para permitir que o público seja capaz de modificar e compartilhar a linguagem de programação do produto (o código-fonte) conforme a necessidade. 

Essa lógica colaborativa e descentralizada das ferramentas do código aberto permite que os usuários possam revisar, editar e aprimorar as funcionalidades do software, corrigindo assim, problemas que possam existir na plataforma. Neste modelo, não é apenas a empresa criadora do software a responsável pela concepção e desenvolvimento do produto, mas sim toda a comunidade ativa que utiliza o mesmo.  Felizmente, a comunidade de código aberto cresceu tanto por causa dos fóruns na internet. E quando há muitas pessoas na mesma página – há grandes ideias e discussões. Algumas pessoas, enquanto tentam encontrar o código perfeito para seu sistema, gostam de usar o Código Bónus Betclic para se divertir.

Hoje, como você pode imaginar, falaremos sobre código aberto.

Qual a diferença entre código aberto e código fechado?

De um modo geral, o software de código aberto só permite que o programador que criou o programa faça alterações no algoritmo ou código fonte. Em alguns casos, os usuários precisam adquirir uma licença que permita o uso do programa, como os conhecidos Adobe Photoshop, Microsoft Office e alguns Anti-Vírus. 

Em vez disso, os programas baseados no método de código aberto, tem o código fonte partilhado em sites públicos e todos os usuários podem usá-lo para qualquer finalidade que desejarem. Esses programas têm licenças e termos de uso distintos.

Como funciona ?

Primeiro, o software é lançado na rede com uma licença open source, para que o público possa visualizar ou modificar o código-fonte.

Caso o programa não seja distribuído com seu código fonte, o desenvolvedor deverá fornecer um meio para se obter o mesmo. O código fonte deverá ser legível e compreensível para que qualquer programador possa acessá-lo e então, dar a sua contribuição.

Quais os benefícios desse modelo de software? 

Há muitos motivos pelos quais as pessoas escolhem o open source em vez do software proprietário. A principal vantagem está relacionada com a possibilidade da linguagem de programação ser sempre aperfeiçoada e verificada por outros programadores, assim ao longo do tempo o programa nunca ficará estagnado.

Você deve estar se perguntando se este é um modelo seguro, uma vez que a edição do código é aberta ao público. A  resposta é sim, inclusive a proposta é exatamente esta. O uso deste modelo permite um maior controle do código-fonte, onde há programadores que irão examinar o código para ter a certeza de que o seu conteúdo é fidedigno e assim possam ser implementadas novas soluções de melhoria.

Outro ponto positivo é que os proprietários do programa se envolvem com a comunidade e passam a ter conhecimento das principais necessidades dos usuários.

Exemplos mais conhecidos

A maioria das pessoas que utilizam esses produtos de código aberto não consegue imaginar o que esses programas realmente fazem. Muitos sites de interesse público fazem parte do cotidiano das pessoas. 

O navegador Firefox é um exemplo. Foi desenvolvido inicialmente pela Mozilla Foundation, e atualmente, dispõe de vários colaboradores que ajudam a mantê-lo seguro e estável para milhões de usuários. 

Outro exemplo famoso é o sistema operacional Linux. Este software inspirou muitos programadores a criarem produtos para esta plataforma, ampliando o ambiente de código aberto. 

A utilização do Open Source ainda é uma realidade?

A resposta é sim. Hoje em dia o mercado digital precisa responder com rapidez às necessidades do consumidor, pelo que este método é uma forma eficaz de atuar para corrigir os erros e responder às necessidades dos consumidores.

Desse modo, são estabelecidos não apenas uma proximidade entre a empresa e os desenvolvedores, mas também uma interação para com todos os usuários.