Qual o real impacto da tecnologia em nossas vidas?

Nossos dias tiveram uma significativa transformação desde que a tecnologia começou a fazer parte de nossa vida. A maioria dos impactos tecnológicos foram diretamente relacionados à comodidade, lazer e principalmente melhoria da capacidade humana, algumas destas melhorias que já se tornaram indispensáveis em nossas vidas, para alguns, até essenciais.

Se você parar para pensar, tudo o que nos rodeia está diretamente relacionado ao avanço tecnológico, nossos celulares, carros, equipamentos eletrônicos em geral, eletrodomésticos, etc. Todos estes equipamentos nos ajudaram a realizar tarefas com uma intervenção humana muito básica, sendo que um dia era necessário fazê-las manualmente.

Todos estes mencionados foram benefícios e comodidades que o avanço tecnológico nos proporcionou, porém será que a tecnologia nos deixou apenas impactos positivos?

Um crescimento acelerado

A tecnologia tem avançado muito mais rápido do que um dia imaginamos. Já estamos falando de internet satelital, estas que nos darão acesso a conectar com o mundo inteiro a partir de qualquer lugar do mundo, como é o caso do projeto da Space X, a Starlink, este que já começou a implantar satélites por todo o mundo.

Para ser honesto, ainda estamos e sempre estaremos em fase de adaptação ao mundo tecnológico, isto se deve ao fato de que a tecnologia nunca irá parar de se desenvolver, e nós como humanos criadores de tais, teremos sempre que buscar maneiras de se adaptar e cuidarmos para não deixar que estes avanços nos afetem negativamente.

Todos ficamos muito contentes quando somos beneficiados com tamanha comodidade. Não precisar mais de fios para se conectar à internet foi um excelente avanço, agora não vamos mais precisar de Wi-Fi, que é incrível e cômodo. Já vendo de outra perspectiva, nosso planeta terra já encontra-se saturado de lixo e poluição, agora teremos que começar a pensar a respeito de poluição espacial e outros efeitos ainda desconhecidos que estes satélites poderão causar ao nosso planeta terra, já que serão instalados milhares de satélites que estão constantemente rodeando nossa atmosfera.

Smartphones e redes sociais

O primeiro smartphone foi lançado em 1994, parece muito, verdade? Não tanto assim se compararmos o avanço da tecnologia com a linha do tempo da vida humana aqui na terra. Estes pequenos dispositivos já são capazes de realizar inúmeras tarefas, fazendo com que os celulares sejam classificados como um bem essencial em nossa vida.

É realmente incrível e muito facilitador ter sempre um celular consigo, no entanto devemos reavaliar a importância que damos a estes dispositivos, e quem sabe considerá-los úteis ao invés de essenciais. Muitas pessoas não podem se divertir sem ter que compartilhar o que estão fazendo em suas redes sociais.

Nós humanos temos incríveis qualidades, nossa inteligência e criatividade são superiores a qualquer invento tecnológico. Devemos reavaliar urgentemente como utilizamos a tecnologia, pois estas foram criadas com o intuito de nos ajudar e não de criar uma dependência. A tecnologia foi criada com o intuito de ser uma ferramenta de auxílio e não uma dependência.