As eleições legislativas são daqui a pouco, verifique a posição do seu partido sobre o TTIP antes de votar !

 

  • * LIVRE/TEMPO DE AVANÇAR – Contra o TTIP

“5.6. No seu relacionamento internacional a UE não pode ser um instrumento ao serviço de estratégias de grupos empresariais multinacionais contra os interesses dos seus povos e países membros. O secretismo que atualmente rodeia a negociação do Tratado Transatlântico de Comércio e Investimento (TTIP) permite antever o pior, isto é, um tratado de livre comércio com vantagens para uma pequena minoria, mas implicações gravosas no plano laboral, nas políticas sociais, no ambiente e na segurança económica, incluindo a alimentar.”

Ler mais
Ponto 5.6 das Linhas programáticas da candidatura cidadã Tempo de Avançar

 

  • * BE (Bloco de Esquerda) – Contra o TTIP

“O Bloco irá persistir em derrotar o Tratado Transatlântico (TTIP) que pretende nivelar direitos por baixo, liberalizar os alimentos transgénicos, privatizar o que resta do Estado Social, colocar a soberania dos Estados nas mãos de tribunais arbitrais privados a que as multinacionais podem recorrer sempre que entenderem que há uma decisão política que as prejudica, abrirá portas para uma ainda maior flexibilização dos direitos laborais, aumentando a precariedade e facilitando ainda mais os despedimentos.”

Ler mais
Página 4, do seu Manifesto Eleitoral, capítulo 1. Europa. Desobedecer à Austeridade, último parágrafo do ponto 1.1. UM PAÍS EM ESTADO DE CHOQUE.

 

  • * PCP (Partido Comunista Português) – Contra o TTIP

“Reversão das políticas desreguladoras e liberalizadoras do comércio mundial com a suspensão de todos os acordos de livre comércio da UE já assinados ou em fase de negociação. A suspensão imediata das negociações e o abandono do projecto de Acordo de Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento e projectos de acordos conexos. “

Ler mais
Página 81 do seu programa, no ponto 2.2. Relações económicas justas, fim à «ditadura dos mercados»

 

  • * Coligação AGIR/PTP/MAS – Contra o TTIP

“3.6. Revisão dos tratados da união.

3.7. Revisão dos tratados e acordos de livre comércio (designadamente com a introdução de cláusulas de respeito pelos direitos humanos e de sustentabilidade social e ambiental).

3.8. Interrupção das negociações do TTIP, para o qual os cidadãos europeus não foram consultados nem sequer devidamente informados.

3.9. Obrigação de referendo para todas as decisões de âmbito europeu com grandes implicações nos cidadãos (como, por exemplo, o TTIP).“

Ler mais
Página 17 do seu Programa, no ponto 3. “Fortalecimento do funcionamento democrático das instituições europeias”

 

  • * PAN (Pessoas Animais Natureza) – Contra o TTIP

“O Bloqueio ao Tratado Transatlântico (TTIP)”

Ler mais
Constante num Flyer.

 

  • * PS (partido Socialista) – !!! a Favor do TTIP !!!

“A necessidade de uma proposta ambiciosa na relação transatlântica, onde Portugal pode posicionar-se como centro de um grande espaço geo-político e mercado económico. Por isso, deve ser apoiada a negociação do TTIP (Tratado de Comércio e Investimento UE/EUA), respeitando os valores constitutivos do modelo económico e social europeu e garantindo-se a defesa dos interesses nacionais no quadro da negociação;”

Ler mais
Página 21 do seu programa.

 

  • * Coligação PSD CDS (Portugal a frente) – !!! a Favor do TTIP !!!

“No momento atual, a UE negoceia com os Estados Unidos um Acordo de Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento (TTIP), cuja conclusão é uma prioridade para Portugal. Com a sua adoção, Portugal assumirá uma acrescida centralidade na nova zona de comércio transatlântico, beneficiando de um conjunto de novasoportunidades económicas e geoestratégicas. O acordo deve ser justo no plano da sua efetividade entre os Estados-membros da União Euro peia e os estados federados dos Estados Unidos da América”

Ler mais
Encontra-se na secção “Portugal na Europa”, p.148