O que nos espera na era da tecnologia de código aberto?

Recém chegado no mercado, no entanto já muito comentado, programadores olham para o futuro de maneira muito otimista a respeito do novo modelo de programação de código aberto. 

Este novo modelo visa utilizar as ideias dos seus usuários e autorizá-los a alterar o código de programação. Isso mesmo, imagine que você tem uma brilhante idéia de algo que gostaria de ver em certo programa, com o código aberto você poderá interferir e ajudar nas melhorias de programas com código aberto, ou open source.

Apesar de ainda serem poucas empresas participando deste novo tipo de programação, espertos afirmam que até 2026 teremos uma explosão de programas open source, este será inclusive a introdução a uma nova era de programação, onde a maioria das empresas farão parte disso.

Mudança para uma nova era de programação

O método de programação de código aberto oferece diversas vantagens, seja para o usuário como para o proprietário do programa. Quantas vezes você já viu algum erro na página do Facebook por exemplo? Ou quem sabe teve uma excelente ideia sobre uma ferramenta que seria muito útil. Entrar em contato com o atendimento ao cliente do Facebook e fazer com que sua mensagem chegue até o programador da empresa é quase uma tarefa impossível.

Com a programação open source, qualquer usuário poderá realizar alterações no programa, sem a necessidade de ser um programador de computadores. Será uma excelente maneira de as empresas economizarem tempo e fazer com que a mensagem chegue com mais eficiência, onde os cliente serão melhor ouvidos (sem necessariamente ter que entrar em contato com alguém) e o programa estará sempre em evolução.

Este método será muito conveniente para empresas parceiras onde podem realizar colaborações e ter autonomia para ajudar-se entre elas.

Open source não será o único método de programação que existirá, no entanto é esperado que o modelo ganhe fama muito rápido devido a sua eficiência e satisfação dos usuários. Será normal que as pessoas passem a utilizar plataformas de código aberto gradativamente e devido a isso, estima-se que o valor de mercado dos programas com esta tecnologia terão uma disparada de preço.

O futuro do código aberto começa agora

Devido ao grande sucesso desta nova tecnologia, muitas empresas já estão se preparando para entrar no jogo, no entanto, assim como todo novo projeto tecnológico, existem contratempos que devem ser tomados mais atenção. Algumas preocupações são a respeito de invasões e possíveis erros. A grande chave da tecnologia de código aberto é que, além de permitir uma interação com o público, as empresas que utilizarem esta tecnologia poderão dividir informações sobre erros que já passaram e servir como experiência para quem ainda poderia passar pelo mesmo problema.

Empresas líderes de mercado como Microsoft, Google, Apple e IBM já estão aderindo a nova tecnologia, e assim como tudo o que eles fazem, já está sendo investido um capital grande em comunidades de desenvolvedores de código aberto, para já adquirir o máximo de informações possíveis e se preparar para o futuro.

Quanto mais dados forem recolhidos, mais rápida será a resolução de problemas.