Assunto: Votação no PE: Relatório Constance Le Grip – protecção de segredos comerciais contra a sua aquisição, utilização e divulgação ilegais

Caro(a) deputado(a)
Tomámos conhecimento que vai votar o relatório Constance Le Grip (1), na sessão de 13/14 de Abril  (http://tinyurl.com/zyuo695). Esta proposta da Comissão Europeia (CE)  cujas emendas SÃO APENAS A COSMÉTICA HABITUAL, de que se servem para as(os) e nos enganarem constantemente, continua a propor que se dê às empresas o direito escandaloso de classificar tudo e mais alguma coisa como segredo comercial. Jornalistas, investigadores consumidores, funcionários, cidadãos em geral, todos temos a perder com mais esta ocultação.A ser aprovada, representa uma total submissão do poder politico ao poder económico-financeiro, instituindo assim, sub-repticiamente, o que é proposto nos tratados de livre comércio e investimento – CETA, TTIP TISA – contestados por milhões de cidadãos europeus por legitimarem a supremacia dos lucros sobre o bem comum, as pessoas e o planeta.
Acresce também o facto de se aproximar a ratificação do CETA, a respeito da qual a CE tudo tem feito para impedir os parlamentos nacionais de se pronunciarem, fragilizando a soberania dos Estados-Membros e  retirando, simultaneamente, aos deputados nacionais qualquer poder deliberativo, sobre o que afectará directamente os cidadãos que representam.
Acreditando ainda na dignidade dos eurodeputados portugueses e na consciência do seu papel determinante na defesa da transparência e da democracia, vimos solicitar que vote CONTRA esta proposta da Comissão. CHEGA de fazer cedências aos lóbis económico-financeiros!
Aguardamos retorno urgente sobre o vosso sentido de voto.
Com os melhores cumprimentos,
Pela Plataforma Não ao Tratado Transatlântico

(1) http://www.europarl.europa.eu/meetdocs/2014_2019/plmrep/COMMITTEES/JURI/DV/2016/01-28/sn01019_PT.pdf