A TROCA – Plataforma por um Comércio Internacional Justo participou no “Veganário Fest 2018”, que teve lugar nos passados dias 13 e 14 de Outubro, no espaço “Anjos 70”, Lisboa.

Estava inicialmente planeado que a Plataforma TROCA participasse no Festival, fazendo no Sábado às 21h uma apresentação intitulada: “Animais, Natureza e a globalização – impactos dos acordos internacionais e tribunais paralelos”. Porém, devido ao alerta da protecção civil em consequência do furacão Leslie, a nossa apresentação foi adiada para o dia seguinte – 14 de Outubro -, tendo tido início por volta das 19h.

A apresentação da Plataforma, que pode ser consultada aqui, começou por expor os acordos de comércio e investimento como sendo os “alicerces da globalização”, mostrando a insustentabilidade ambiental e social que tem resultado da forma como está estruturada. De seguida, expôs-se um curto vídeo sobre os sistemas de arbitragem ISDS, uma peça chave destes acordos de comércio e investimento. Os impactos dos acordos no bem-estar dos animais associados à indústria agro-pecuária foi abordado, com especial enfoque no CETA – o acordo entre a UE e o Canadá. No entanto, muitos mais exemplos foram apresentados no que diz respeito ao impacto devastador que os casos ISDS têm tido no meio ambiente e na vida selvagem. Por fim, a Plataforma falou sobre o que pode ser feito para mudar este panorama e desafiou os ouvintes a passar a palavra e a agir.

Contamos disponibilizar em breve um vídeo da apresentação realizada pela TROCA.