4 Programas na Netflix para expandir seu conhecimento sobre política

Você já parou para pensar que o conhecimento político da população em geral é muito limitado? Ainda assim as pessoas tendem a debater sobre política de maneira muito assertiva como se tivesse chegado a todas as conclusões e nada lhe fará mudar isso.

Para te falar a verdade, eu acho que muita gente vê a política em geral como se fosse um time de futebol, e isso está muito mal. Fontes de informação como televisão e redes sociais nos dão informações muito limitadas e muitas vezes até mesmo pagas. Quem não sabe que a política mundial está completamente manipulada?

Existem diversas formas de como se informar a respeito de política e expandir seus conhecimentos através de sua própria busca. Você poderá encontrar no meu blog um artigo que informa os melhores canais no Youtube com temas políticos e aqui irei recomendar os melhores programas na Netflix para te ajudar a se informar melhor e formar opiniões baseadas em fatos para debater com seus amigos e até mesmo te ajudar a tomar melhores decisões quando escolher o seu candidato.

1- Como se tornar um Tirano

Calma, apesar de o nome deste documentário ser esse, provavelmente a história relatada não é o que você está pensando. Obviamente que este programa não tem a intenção de te ensinar a ser um ditador.

Esta série de 6 episódios curtos mostra de forma muito irônica quais eram as táticas utilizadas para controlar a população e obter mais poder, como por exemplo a política adotada no norte da Coreia e é claro, Adolf Hitler. O diretor tem a intenção de mostrar estas estratégias e nos ensinar a percebê-las e a nos proteger.

2- Democracia em vertigem

Este documentário que conta um pouco sobre a política do Brasil não poderia estar fora desta lista. Esta produção ficou conhecida mundialmente, inclusive foi indicada ao Oscar.

Democracia em vertigem relata principalmente a história do Brasil durante a governança do PT no tempo de Lula até a sua queda com o impeachment da presidente Dilma Rousseff. É interessante poder entender também sobre a atual situação política no Brasil, onde a população se divide arduamente em 2 polos políticos.

O documentário tem duração de 2 horas e é dirigido por Petra Costa

3- Era dos gigantes

Este é um documentário que qualquer um apaixonado por política não poderá perder. Com foco durante a presidência de Lula da Silva, o diretor Maurício Costa relata sobre o crescimento do Brasil durante a governança do PT e como o país ficou visto internacionalmente durante este período.

Este foi um dos períodos que o Brasil mais se destacou em relações internacionais, estivemos inclusive muito perto de nos tornarmos um país de primeiro mundo. Bem, agora se você quiser saber mais, terá que ir assistir.

4- O Extermínio do Marfim

Este documentário que fala de política indiretamente, mostra a grave situação da vida dos elefantes e a exploração da extração de marfim, que muito poucos de nós estamos bem informados. 

Devido a ganância humana e visão econômica sobre qualquer respeito à natureza, estima-se que um elefante é morto a cada 15 minutos, para assim produzir riqueza através do marfim. É importante lembrar que estes atos acontecem também devido a negligência política a respeito do caso, ou talvez “descaso” pois alguns estão se beneficiando.


O extermínio do Marfim é atuado por Leonardo diCaprio e conta com um excelente trabalho de participantes infiltrados em locais dedicados à exploração do marfim, e nos dá a ideia real de como tudo isso acontece.